sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Pelve


A pelve é o ponto de fixação de vísceras abdominais e dos músculos perineais e dos membros inferiores (MMII).  Ela é limitada superiormente pela sínfise púbica, inferiormente pelo diafragma pélvico (músculos do períneo), lateralmente pelos ílios e ísquios e pela face lateral do músculo obturador interno, anteriormente pelo púbis e pela face anterior do obturador interno e posteriormente pelo sacro, cóccix e ligamentos sacrotuberal e sacroespinhal. 
A pelve forma um anel ósseo que protege os órgãos intra-pélvicos (órgãos genitais) e ao se movimentar também auxiliam nos movimentos do quadril e da coluna lombar, fazendo com que o peso  sobre L5 (a 5ª vértebra lombar) se divida em duas partes.  
Na mulher, os ossos da pelve são mais finos e leves, e a sua musculatura é menos proeminente. 
Quanto a forma, na sua abertura superior a pelve pode ser:
  1. Ginecóide: é a mais comum (50%). Tem a forma arredondada
  2. Andróide: tem a forma de copas de baralho
  3. Andropóide: tem a forma oval longa e estreita
  4. Platipelóide: tem uma forma ovóide. 

Pelve Maior ou Falsa

É aquela que se situa na região da abertura superior da pelve. Seu limite anterior é a sínfise púbica e parede abdominal, o limite lateral as fossas ilíacas e, o limite posterior as vértebras L5-S1.

Pelve Menor ou Verdadeira

É a região pélvica que se situa mais abaixo, próxima aos órgãos urogenitais. Seu limite anterior é a sínfise púbica, inferior o diafragma pélvico, lateral o ílio e o ísquio, e o posterior o sacro e o cóccix.

Ligamentos Pélvicos

São os vertebropélvicos e os sacroilíacos.
  • Ligamentos Vertebropélvicos: são o iliolombar (une o ílio a L5) e; sacrotuberal e sacroespinhal (unem sacro ao ísquio).
  • Ligamento Sacroilíaco: se divide em sacroilíaco anterior, sacroilíaco posterior e interósseo. 

Músculos da Pelve

  • Na região anterior e posterior: obturador interno, coccígeo, piriforme;
  • Assoalho pélvico: diafragma da pelve, formado pelos músculos coccígeo e levantadores do ânus - pubococcígeo, puborretal e ileococcígeo.

Os músculos do períneo estão situados entre os membros inferiores (MMII) e inferiormente ao assoalho pélvico, indo da região do púbis até o cóccix. São os responsáveis pelo suporte de peso e controle esfincteriano.
Durante a gestação, essa musculatura é sobrecarregada pelo peso do útero, da placenta e do bebê, podendo provocar incontinência urinária ou fecal e alterações na relação sexual durante e após a gestação.






Nenhum comentário:

Postar um comentário