sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Ciclo Menstrual

O ciclo menstrual é um processo em que o sistema reprodutor da mulher se prepara para a fecundação. Esse ciclo dura de 28 a 30 dias, tendo início no primeiro dia em que a mulher menstrua e término no último dia que antecede a próxima menstruação.
O sistema reprodutor feminino é controlado pelo Hipotálamo (parte do diencéfalo responsável pelas funções endócrinas, metabólicas e emocionais no nosso corpo). 
O ciclo menstrual é dividido em três fases distintas: fase folicular, fase ovulatória e fase lútea.
  1. Fase Folicular ou Proliferativa: O Hormônio Folículo Estimulante (FSH) seleciona e estimula o desenvolvimento de um folículo, dentro do ovário, afim de que este amadureça. Dentro desse processo, o folículo secreta estrógeno, que prepara a parede interna do útero (o endométrio), para receber o óvulo fecundado. O  estrógeno irá "engrossar" o endométrio e estimular a produção de muco vertical fértil no colo do útero. Quando o hormônio estradiol alcança valores ideais, estimula a produção do hormônio luteinizante (LH), dando início à fase ovulatória.
  2. Fase Ovulatória: A liberação do LH irá amadurecer o óvulo, e este será liberado do ovário para as tubas uterinas (trompas de Falópio), num processo conhecido como Ovulação, que se dá no 14º dia após o primeiro dia de menstruação. 
  3. Fase Lútea ou Secretora:  Nessa fase, o corpo lúteo continua a secretar hormônios. Desta vez, além do estrógeno, também libera progesterona, a fim de continuar a preparação do endométrio para receber o óvulo fecundado. 

Se, em duas semanas, o óvulo que está em uma das duas tubas uterinas, não for fecundado pelo espermatozoide, há uma diminuição hormonal e descamação do endométrio, cominando na menstruação, e dando início a um novo ciclo. 
Nas mamas também sofrem alterações, que acompanham as fases anteriores.
  • Fase de repouso pré-ovulatório: mamas estão normais;
  • Fase de proliferação pós-ovulatória: ocorre o crescimento das mamas, no período que antecede a menstruação;
  • Fase de regressão: involução das mamas após a menstruação.


TPM 

A tensão pré-menstrual ou simplesmente TPM, é uma síndrome que afeta cerca de 90% das mulheres, em sua maioria com idade entre 30 e 40 anos, provocando variações de humor, metabólicas e da alimentação, devido a desequilíbrios hormonais, retenção de líquido, hipoglicemia e nutrição inadequada.

CLIMATÉRIO

O climatério é a fase em que a mulher sai do seu período reprodutivo (que dura cerca de 40 anos), e passa para o período não reprodutivo. Esse processo provoca na mulher alterações hormonais, de humor, temperatura e apetite.










Nenhum comentário:

Postar um comentário