sábado, 19 de maio de 2012

Síndrome de Guillian - Barré

A Síndrome de Guillain - Barré é uma doença auto imune, de etiologia desconhecida que se caracteriza por um grupo de desordens que levam a lesão nervosa periférica degenerativa.

Suas variantes são:

  • Polirradiculoneuropatia  inflamatória desmielinizante aguda; é o comprometimento de várias raízes nervosas ao mesmo tempo, provocando uma alteração generalizada. A desmielinização nesse caso, ocorre devido ao processo inflamatório.

  • Neuropatia axonal sensório-motora aguda; atinge os axônios, afetando o sistema sensório-motor. Essa variante pode ou não afetar apenas uma região.


  • Neuropatia axonal motora aguda; afeta os axônios, provocando alterações no sistema motor.


  • Neuropatia autonômica aguda; atinge o Sistema Nervoso Autônomo.


  • Síndrome de Fisher; é uma síndrome que pode apresentar as três variantes anteriores.

Parte dos pacientes (2/3) com essa síndrome apresentam infecção prévia.
Ela é caracterizada por paresia (diminuição de força) e diminuição ou ausência de reflexos motores, afetando primeiro os membros inferiores, e ascendendo para tronco e membros superiores. Após 4 semanas, se a Síndrome de Guillian - Barré não levar o indivíduo a óbito, regride. Essa característica se deve ao fato de que se ascender completamente, pode afetar o sistema cardiorrespiratório. Há eletroneuromiografia, diminuição da capacidade de condução nervosa (potencial de ação), decorrente da perda de bainha de mielina. 


Quadro clínico

  • Fraqueza muscular ascendente 
  • Doença infecciosa prévia
  • Diminuição da velocidade de condução elétrica (através da eletroneuromiografia)

Os objetivos do tratamento fisioterapêutico nesta síndrome, são a prevenção de comprometimentos sensório-motores ou respiratórios decorrentes da própria patologia ou pela imobilização no leito, como as úlceras de decúbito, diminuição da amplitude de movimento das articulações, diminuição de força muscular, rigidez articular, alterações ventilatórias etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário